Notícias
Descubra as últimas notícias da Aston Martin
Aston Martin Valkyrie pronto para a estreia na competição norte-americana nas mundialmente famosas 12 Horas de Sebring
- Aston Martin Valkyrie fará a sua estreia competitiva nos EUA na corrida mais exigente da IMSA, as Doze Horas de Sebring da Mobil 1
- O vencedor da corrida WEC e IMSA Alex Riberas junta-se ao ex-campeão IMSA GTD Roman De Angelis e Ross Gunn em Valkyrie em Sebring
- Valkyrie é o único hipercarro a competir nas duas principais séries de automóveis desportivos do mundo, IMSA e o Campeonato Mundial de Resistência da FIA, em 2025
- A equipa Aston Martin THOR foi escolhida para levar os Wings de volta ao mais alto nível das corridas de automóveis desportivos dos EUA desde a temporada vencedora de 2011
11 de março de 2025, Sebring, EUA: O mais recente capítulo emocionante da história da Aston Martin continua este fim de semana, com o novo hipercarro Valkyrie da marca britânica de alto desempenho e ultraluxo a fazer a sua estreia no IMSA WeatherTech Sports Car Championship (IMSA) na corrida de resistência mais exigente da América do Norte, a lendária Mobil 1 12 Horas de Sebring.
O primeiro ‘Le Mans Hypercar’ (LMH) a ser produzido pela Aston Martin, o Valkyrie é o único automóvel da categoria GTP principal da IMSA derivado de um hiperdesportivo legalizado para as ruas. A sua estreia nos EUA, idealizada pela equipa Aston Martin THOR em Sebring, dá continuidade a uma temporada histórica para o concorrente britânico, que se tornará o primeiro carro LMH de qualquer tipo a competir na IMSA, e é o único carro deste tipo a competir tanto na IMSA como no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), onde fez a sua estreia no Qatar no mês passado.
Desenvolvido a partir do automóvel de produção Valkyrie pela Aston Martin e pela THOR, o automóvel de competição
A versão combina um chassis de fibra de carbono otimizado para corridas com um motor V12 de 6,5 litros modificado que gira a 11.000 rpm e produz mais de 1.000 cv na forma padrão, mas adere a um limite de potência rigoroso de 500 kW (680 cv) de acordo com os regulamentos dos hipercarros.
A Valkyrie coloca a Aston Martin na primeira divisão das corridas de automóveis desportivos dos EUA pela primeira vez desde 2011; uma temporada em que foram conquistadas cinco vitórias absolutas e sete pódios na American Le Mans Series.
A lista de pilotos de fábrica da Aston Martin para o programa de carro único apresenta uma formação repleta de experiência e sucesso internacional. O canadiano Roman De Angelis, campeão do IMSA GTD de 2022, e Ross Gunn (GBR), vencedor regular de corridas nas categorias GTD e GTD Pro, vão disputar o resto da temporada do IMSA no Valkyrie #23. Ambos são vencedores anteriores da Aston Martin Race Academy.
Juntam-se em Sebring — e no Petit Le Mans, que encerra a temporada, em Road Atlanta — ao regular Alex Riberas (ESP) da THOR, cuja temporada a tempo inteiro em 2025 é correr com Valkyrie no FIA WEC, mas que tem uma vasta experiência na IMSA e foi um vencedor de corridas GTD Pro em cada uma das últimas três temporadas.